Edição v. 3, n. 2, 2019


.

EDITORIAL


EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Editor Chefe
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.031

_________________________________________________________________________

TEXTO TEMÁTICO


TRAJETÓRIA E HISTÓRIA DE UMA MILITANTE DO GRUPO LINGUÍSTICO MINORITÁRIO NO BRASIL DENOMINADO DE: comunidade surda
Janaína Aguiar Peixoto 
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.032

_________________________________________________________________________

ENSAIO


O PROCESSO EDUCATIVO DE CRIANÇAS SURDAS: o lúdico como uma possibilidade metodológica
Verônica Ferreira; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.033

EDUCAÇÃO DE SURDOS: da inclusão à formação de professores
Edna Oliveira Paz; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.034

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA DE SINAIS PARA A COMUNIDADE SURDA
Ana Kelly da Silva; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.035

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Rosangela de Melo Cabral; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.036

_________________________________________________________________________

ARTIGO


EDUCAÇÃO DE SURDOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA: um estudo Netnográfico

Marcela de Souza Farias; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.037

A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O INTÉRPRETE DE LIBRAS: uma mediação necessária
Erica Alves de Freitas; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.038

A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA L2: perspectivas pedagógicas na contemporaneidade

Mafalda Ramos Moreto Vicente; Aline Cleide Batista; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.039

A COMUNICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO DE UMA ALUNA SURDA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR
Mylena Lícia dos Santos Oliveira; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula; Gloria Cristina Cornélio do Nascimento
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.040

INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS EM BANANEIRAS, PARAÍBA: pesquisa de campo em três escolas públicas municipais
Merinalva Oliveira Gabriel de Sousa; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.041

O PERFIL PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ATUAM COM CRIANÇAS SURDAS EM MOSSORÓ-RN: um estudo de caso em um centro de atendimento especializado
Danielly Priscila Mendonça Soares; Aline Cleide Batista; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.042

CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SURDOS SOBRE RELIGIOSIDADE: um estudo de caso no Crato, Ceará

Maria de Fátima Pinheiro Ferreira; Davi Ferreba dos Santos; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.043

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL, EM VÁRZEA ALEGRE, CEARÁ

Antonia Pereira da Silva; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.044

OS DESAFIOS NO ENSINO TARDIO DA LIBRAS PARA ADULTOS SURDOS NA CIDADE DE SALVADOR-BA
Cíntia Barbosa de Oliveira Bispo;Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.045

A AUSÊNCIA DO ENSINO DA LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: problemas, desafios e perspectivas educacionais
Juliana Acácio Cordeiro; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.046

INCLUSÃO ESCOLAR: a educação de surdos e ouvintes no ensino regular
Larissa Moura Delfino; Glória Cristina Cornélio do Nascimento; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.047

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM FAMÍLIA DE OUVINTES

Luciane de Oliveira; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.048

LITERATURA VISUAL E EDUCAÇÃO DE SURDOS: caracterização e importância, na formação da identidade doSurdo
Rita Wanderline Rego Ferreira; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.049

ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO, PARAÍBA

Carlos Alberto Alves Ferreira; Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.050

_________________________________________________________________________

EXTENSÃO PEDAGÓGICA


NOTAS ETNOGRÁFICAS DE EXTENSÃO PEDAGÓGICA EM MA ESCOLA DO CAMPO, ATINGIDA POR BARRAGEM
Givanilton de Araújo Barbosa
doi: 10.33501/revetos.v3n2.2019.051