Educação Popular e Possíveis Diálogos Críticos - v. 2, n. 1, p. 33-44, 2018


Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa


1Doutor em Educação, Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Artes/CCTA-UFPB; Professor dos Cursos de Especialização em Supervisão Escolar e Gestão Educacional-IESP/UNAVIDA; Presidente do Conselho Editorial do Projeto Novos Olhares da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, Membro dos Conselhos Editoriais da Revista Etos e Editora Imprim; Membro fundador da ONG Associação Artístico Cultural de Cabedelo e Assessor de Pesquisa e Memória da  Fundação Fortaleza de Santa Catarina.; e-mail: fernando_abath@hotmail.com


RESUMO

O presente artigo trata de refletir sobre uma educação popular voltada para a formação de pessoas críticas frente à sociedade capitalista contemporânea. No texto, reflito sobre as diferenças que existem entre os saberes e as suas aplicabilidades. Numa sociedade humana é fundamental que tenhamos processos educacionais que fortaleçam os diálogos críticos para a construção de uma outra sociedade. Um desses caminhos de formação é por meio da educação popular.

Palavras-Chave: Cultura. Educação Popular. Movimentos Sociais.