Estudantes de Pós-Graduação e seus Dilemas: uma revisão profissional - v.1, n.1, p.95-103, 2017

Gil Dutra Furtado¹

¹Doutor em Psicobiologia; Engenheiro Agrônomo; Professor Colaborador do PRODEMA/UFPB; gdfurtado@hotmail.com

RESUMO

O ser humano, durante todo seu ciclo de vida está exposto a diversas situações estressantes, que em muitos casos contribuem para seu avanço social, intelectual e pessoal, que interfere diretamente nas suas atividades de ensino e aprendizado. Assim como nas crianças, também nos adultos é bem visível a importância de se continuar os estudos, visando atingir melhores colocações profissionais e sociais, favorecendo ao bem-estar de toda uma população. Não obstante, os adultos se deparam com dificuldades nestas atividades acadêmicas, que requerem atenção especializada para contribuir com a manutenção de toda capacidade educacional que cada um possui. Mediante revisões bibliográficas e observações diretas, foi possível descrever situações diversas, oriundas de realidades advindas de um programa de pós-graduação, que culminaram em informações valiosas para o melhor entendimento dos diversos complicadores ambientais, sociais, fisiológicos e psicológicos ao qual os estudantes adultos estão expostos durante a vida acadêmica. No mundo moderno várias são as demandas de tecnologias para se alcançar os objetivos que as comunidades precisam. Dentre estes objetivos pode-se destacar a preservação do meio ambiente, os estudos antropológicos, avanços nos conhecimentos de engenharia, exploração espacial, dentre outros. Os Programas de Pós-Graduações surgem como veículo de transição entre estas necessidades e a academia, atendendo as necessidades de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-Chave: Discente. Mestrando. Doutorando. Psicopedagogo.