O BULLYING E A ESCOLA: um estudo exploratório de identificação e prevenção - v. 2, n. 1, p. 56-69, 2018


Tereza Cristina Borba Cornélio da Silva1, Jeanne de Fátima Cunha de Oliveira2, Eduardo Beltrão de Lucena Córdula3

1Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Prefeitura de João Pessoa-PB. e-mail: tecrina@hotmail.com;
2Psicóloga, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Prefeitura de João Pessoa-PB. e-mail: jeannedefatima@hotmail.com;
3Doutor e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPB), Especialista em Educação (IESP), ProfessorPrefeitura de Cabedelo-PB, Presidente da ONG MAR, Lucena-PB; Membro da ONG MARÉ, João Pessoa-PB. e-mail: eblcordula@gmail.com

RESUMO

A escola na atualidade deve repensar sua atuação frente as constantes ocorrências de intolerância e preconceitos dentro de seus muros e que são reflexos de uma sociedade que enfrente uma epidemia de psicopatias de violência verbal e física entre os seres humanos. Neste sentido, se faz necessário discutir tal problemática, que se expressa através do bullying na escola, a partir das experiências vivenciadas na rede pública de ensino, visando identificar, prevenir e em casos de ocorrência, atuar para minimizar os efeitos negativos deste. Assim, cabe a toda Comunidade Escolar atuar conjuntamente no enfrentamento desta problemática. 

Palavras-Chave: Violência Escolar. Educação Pública. Sociedade.

doi: 10.33501/RevEtos.2018.015