Diretrizes para Autores

Etapas da Avaliação


Antes da Submissão:

  • É obrigatório a originalidade do trabalho submetido, ou seja, o mesmo não pode ter sido submetido/publicado em outro periódico/revista ou publicado em evento científico ou especializado;
  • Prezar pela redação técnico-científica, evitando abreviaturas desnecessárias, linguagem/expressões coloquiais e vícios de linguagem cotidianos; 
  • Prezar pela norma culta da língua vernácula (regras gramaticais); 
  • Revisar todo o texto antes da submissão: 
  • Verificar se todas as citações possuem sua devida referência e, se todas as referências foram devidamente citadas;
  • Palavras em idiomas estrangeiros devem estar em itálico.
  • Alunos de graduação ou curso técnico não poderão submeter trabalhos como únicos autores nas seções Artigo, Ensaio, Comunicação Temática, Comunicação Breve e Extensão Pedagógica. Poderão submeter sínteses críticas de livros na seção Resenha.
  • Verificar se no trabalho a ser submetido, se há trechos parafraseados com similaridade comprovada com obras publicadas. Trabalhos com índice a partir de 15% de similaridade serão avaliados e se, efetivamente constatados, serão considerados não aceitos. Para evitar a recusa na primeira análise, recomenda-se uma verificação prévia em analisadores de similaridade digitais disponíveis na internet e gratuitos (Fonte: Portal Escrita Científica USP):
           Software para Download
           Onlines para verificação:

  • Para os links (URL - endereços eletrônicos na internet), deverá substituí-los por um encurtador de URL disponível online. Deverá colar o endereço eletrônico (URL) no espaço correspondente e clicar para gerar a nova URL encurtada. Obs.: Verificar se a URL está funcional para que os leitores possam acessar estas fontes.
               Alguns sites de encurtador de URL:
  • Criar número de Pesquisador ORCID e inserir junto a titulação no corpo do trabalho. Este identificador internacional é rápido, fácil e gratuito de ser obtido, bastando se cadastrar no site https://orcid.org/signin. . Caso deseje, a Etos poderá realizá-lo.
  • Enviar link do curriculum lattes de cada autor do trabalho. Este deve ser criado pelo pesquisador, na plataforma do CNPq: http://lattes.cnpq.br/
  • Nas edições de 2017 e 2018 não houve cobrança de taxas. Porém, em virtude das mudanças logísticas da hospedagem do site, adesão a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) e de atribuição de Número DOI, cotado em Dollar, para cada trabalho publicado, será necessário a colaboração com uma taxa única de submissão no valor de R$ 30,00 (trinta Reais). Para saber mais sobre a adoção da taxa:

Etapas do Processo de Avaliação

  1. O Editor Chefe realiza a primeira leitura do trabalho para verificação da originalidade e relevância do estudo/pesquisa apresentado, da formatação de acordo com os modelos da Revista etos, da normalização conforme a ABNT;
  2. Estando a formação conforme solicitada, é realizado o processo de verificação de similaridade online. Estando com similaridade geral a partir de 15% nas paráfrases, o mesmo será devolvido aos autores e o processo de submissão é encerrado. Porém, não impedem  dos autores reverem e submeterem novamente após a devida correção (Observação: Similaridade em resultados de estudos e pesquisas não serão aceitos, mesmo no percentual acima descrito);
  3. Estando o trabalho em conformidade, será encaminhado a um parecerista que atue na área do trabalho submetido, para a devida avaliação: escrita acadêmica, consonância científica dos resultados com o corpo do trabalho, que terá 20 dias para realizar o processo. Caso não possa avaliar, será encaminhado a outro parecerista, que terá o mesmo período de tempo para realizar o processo;
  4. Resultados da Submissão: (1) Aceito sem correções - o trabalho será formato para o layout da revista, uma prova de leitura será encaminhada ao(s) autor(es), que terá 10 dias para devolução e ajustes caso se tenha necessidade; (2) Aceito com correções - o trabalho será devolvido ao(s) autor(es), que terá um prazo de 20 dias para realizar as devidas correções e ajustes; O parecer poderá ser uma de três situações: (1) aprovado para publicação sem restrição/correção – o texto seguirá direto para edição e publicação do próximo número do periódico; (2) aprovado com correções - o manuscrito retornará aos autores para as devidas correções, que terão um prazo de 15 dias para realizá-las e proceder com a devolução do manuscrito, para uma nova avaliação e, não havendo pendências, entrará na fila de edição e publicação; e (3) Não Aceito - devido a inúmeros problemas, devendo o(s) autor(es) rever todo o trabalho, após reajustes, poderá realizar novamente o processo de submissão.
Observação 1: Caso o manuscrito não retorne dentro do prazo estabelecido, ficará subtendido que o(s) autor(es) desistiu da publicação.

A carta de aceite do trabalho submetido para publicação na Revista Etos será emitida ao(s) autor(es), quando o manuscrito entrar no processo de edição, ou seja, após todas as correções e ajustes realizados para versão de leitura do layout.

Observação 2: A quantidade de autores limite em cada trabalho são de 5 coautores, com exceção para a Resenha crítica, que é obrigatoriamente de um único autor(a).


Seções

Comunicação Temática:

A convite dos Editores, um especialista envia texto de abertura da edição, com formatação livre e gênero textual discursivo e/ou crítico-reflexivo, sobre um tema relevante na sua área de pesquisa ou de seus estudos e pesquisas.


Artigos: 

(1) Artigo Teórico – com base em pesquisa bibliográfica sobre uma temática, com recortes bem definidos das palavras-chave e do espaço temporal da coleta das bibliografias que devem ter metodologia de análise para descrição e discussão dos dados contidos nestas fontes de informação. Deverá conter o objetivo entrelaçado com a metodologia, para justificarem os resultados alcançados e a discussão realizada. 
(2) Artigo Empírico – fruto de pesquisa realizada em campo ou em ambiente controlado, contendo uma objetivo entrelaçado com a metodologia, os dados coletados e a discussão realizada. Suas etapas devem estar bem definidas: metodologia de coleta de dados, metodologia de análise dos resultados, descrição dos resultados com discussão bibliográfica, conclusão e referências. 
Agradecimentos poderão vir ao final.
Laudas: mínimo de 10 e máximo de 30 (ver modelo a baixo).
O limite é de 9 figuras, com resolução média ou alta, que devem ser enviadas em anexo.

Observação 3: de acordo com a , em seu Art. 1°, "Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido".


Ensaio: 

Gênero textual acadêmico que discuti um tema específico, tendo como base a leitura crítica de artigos e livros para confrontar pensamentos, conceitos e teorias, devendo o(s) autor(es) deixar evidenciado seu posicionamento sobre a temática em questão.
Laudas: mínimo de 10 e máximo de 30 (ver modelo a baixo).
O limite é de 9 figuras, com resolução média ou alta, que devem ser enviadas em anexo.



Comunicação Breve:


Resultados preliminares de pesquisa de Dissertação e Teses (colocar o vínculo do programa e, se financiado ou com bolsa, especificar a agência financiadora) e de projetos de grupos de pesquisa ou projetos de  programas governamentais. O texto deve conter: Introdução (ao final o objetivo geral), Desenvolvimento (metodologia [local, métodos - de coleta dos dados e análise dos dados, técnicas, instrumentos, ética/bioética na pesquisa e autorizações, resultados iniciais e discussão preliminar), Considerações Finais, Referências e Agradecimentos (este último é opcional).
Laudas: mínimo de 7 e máximo de 10 (ver modelo a baixo).
O limite é de 9 figuras, com resolução média ou alta, que devem ser enviadas em anexo.

Extensão Pedagógica:

São atividades desenvolvidas no âmbito escolar (formal) e não-escolar (não formal), em qualquer nível de ensino (creches, educação básica, ensino técnico, graduação ou pós-graduação) como oficinas pedagógicas, aulas práticas, aulas de campo, experimentos, etc. Devem ter uma redação técnico-científica descritiva e com delineamento dos objetivos, dos métodos e técnicas envolvidas, autorizações das escolas e que proporcionaram os resultados descritos.
Laudas: mínimo de 7 e máximo de 10 (ver modelo a baixo).
O limite é de 9 figuras, com resolução média ou alta.



Para Artigos, Ensaios, Comunicação Breve e Extensão Pedagógica:

  • Título: em português e inglês.
  • Texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, A4, espaçamento entre linhas 1,5 e justificado. Margens superior e inferior 3 cm, direita e esquerda 2 cm. Exceção para cabeçalhos/fontes de ilustrações e de tabelas/quadros, e para referências bibliográficas.
  • Citações: Seguir obrigatoriamente a ABNT NBR 6023/2018, conforme modelos abaixo: (A) Citações bibliográficas - por exemplo: (MELO, 1999) (MELO et al., 2000), (CÓRDULA; NASCIMENTO, 2015),(SOUSA, 2008 apud SILVA, 2010, p.15), segundo Córdula (2010, p. 22), A partir dos resultados de Nascimento e Córdula (2010), Conforme Nascimento et al. (2015);  Citações diretas curtas, com até 3 linhas -  inserir dentro do corpo do texto, como continuidade do parágrafo, com a devida citação, por exemplo: (SOUZA, 2000, p. 23); Citações diretas longas, com mais de 3 linha - escrever em um novo parágrafo, recuo de 4cm, espaço de uma linha em branco antes e depois, fonte tamanho 10, com a devida citação, por exemplo: (CÓRDULA, 2010, p. 45).
  • Resumo: em língua portuguesa, com no mínimo 150 palavras e no máximo 250 conforme a ABNT NBR 6028/2003, fonte 12 e espaçamento entre linhas simples, com 3 a 5 palavras-chave.
  • Abstract: versão em inglês do resumo, incluindo as keywords.
  • Referências: seguir rigorosamente a ABNT NBR 10520/2002, criteriosamente revisadas pelos autores antes da submissão. Fonte tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, separada cada referência por uma linha em branco.
  • Figuras: gráficos, mapas, fluxogramas, fotos, ilustrações e similares, devem ser inseridos no corpo do texto no formato de figura, com resolução de média a alta qualidade, devendo ser numeradas todos com o termo "Figura", seguida da legenda e em ordem numérica. Os arquivos devem ser enviados inseridos no corpo do texto e separados nomeados como figura1, figura2, etc. (.png ou .jpg). Os autores devem utilizar imagens que são estritamente necessárias e que complementam os dados textuais, e como parte dos resultados. Fotos sequenciais de atividades da pesquisa ou da extensão pedagógica, devem estar em quadros composto por várias imagens, identificadas por letras do alfabeto e com a devida descrição na legenda, para otimizar o espaço. Utilizar fonte 10 e espaçamento entre linhas simples no título, na fonte e no seu interior. Colocar o termo Figura e Fonte em negritos (tamanho da fonte 10). Sempre colocar a fonte da ilustração. Se foi uma produção dos autores do manuscrito, colocar Fonte: Os Autores, ano"; caso tenha sido copilado de uma fonte bibliográfica, mesmo sendo dos autores do manuscrito, colocar a devida citação, com o ano e a página de onde foi copilada, e acrescentar a bibliografia nas referências, p. ex.: "Fonte: Córdula (2012, p. 20)". Se foi adaptada, colocar o termo "adaptado de", p. ex.: "Fonte: Adaptado de Córdula (2012, p. 20)".
  • Tabelas: tabelas, quadros e similares, devem ser nomeadas como Figura, mas não devem estar no formato imagem e sim construídas diretamente no Word. Estes não contam como imagens e não precisam ser enviados a parte. Utilizar fonte 10 e espaçamento entre linhas simples. sempre colocar a fonte: se foi uma produção dos autores do manuscrito, colocar "Fonte: Os Autores, ano"; caso tenha sido copilado de uma fonte bibliográfica, mesmo sendo dos autores do manuscrito, colocar a devida citação, com o ano e a página de onde foi copilada, e acrescentar a bibliografia nas referências, p. ex.: "Fonte: Córdula (2012, p. 20)". Se foi adaptada, colocar o termo "adaptado de", p. ex.: "Fonte: Adaptado de Córdula (2012, p. 20)".


Resenha:

Síntese crítica de livro, com indicação de pontos positivos e/ou negativos, ênfase nas ideias, teorias e/ou conceitos apresentados pelo autor da obra, podendo destacar pontos principais dos capítulos. iniciar com o primeiro parágrafo ressaltando uma breve biografia do autor e principais destaques profissionais. Evitar excesso de citação direta curta ou longa.
Laudas: mínimo de 3 e máximo de 5 (ver modelo a baixo).



Modelos para download pelo(s) autor(es), para inserção dos trabalhos à serem submetidos a Revista Etos:
















Declaração de Direitos Autorias e Originalidade

Deverá ser preenchida com os dados do trabalho à ser submetido e com os dados do(s) autor(es); ser impressa e assinada pelos mesmos. Depois digitalizada em resolução a partir de 300 pixels (scanner), salvar em arquivo PDF e realizar o upload no espaço "Envio do Manuscrito".

Observação 4: É obrigatório o envio desta declaração com os dados dos autores e do trabalho, além das devidas assinaturas. Se o trabalho for submetido sem a declaração, acarretará automaticamente a sua exclusão do processo de submissão e comunicação aos autores.


Observação 5: 
1. A redação da "Declaração de Direitos Autorais e Originalidade" não poderá ser modificada. A não aceitação pelos autores pelo texto da declaração, impossibilitará a publicação do seu trabalho na Revista Etos.
2. Não retirar fotografia da declaração preenchida e assinada, devido a baixa resolução das câmeras. Deve ser escaneada em ótima resolução e anexar no tópico específico do formulário de submissão.